-
Arquitetos: rar.studio
- Área: 1100 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Francisco Nogueira
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício do século XX está localizado no bairro lisboeta dos Anjos. Encontrava-se em estado de ruína iminente, embora 3 dos seus 10 apartamentos estivessem habitados. A operação de reabilitação foi estrutural e transversal - com os necessários reforços do ponto de vista estrutural, todo o tipo de novas infraestruturas e sistemas para melhorar o desempenho energético e o conforto dos apartamentos.
A fachada principal e o vão da escada foram recuperados, com redesenho do hall de entrada, das áreas de circulação na cave e no pátio, e a cobertura foi reconstruída. Um elevador foi instalado em direção ao nas traseiras do edifício, a estrutura metálica das varandas foi alargada dando origem a um aumento da área exterior privativa, uma nova entrada para os apartamentos e acesso ao pátio. Todos os apartamentos sofreram as mesmas alterações espaciais, apesar de terem sido personalizados de acordo com os desejos de cada um dos seus novos proprietários.
Embora esta seja clara e inequivocamente uma reabilitação, as dimensões da restauração, mas também a ideia de reconstituição - de certos elementos construtivos e decorativos, e de um determinado tipo de arquitetura - são reconhecíveis, num entrelaçamento do novo e do antigo que é nem sempre distinguível.